Dicas básicas de poda para arbustos

Aproveite todo o potencial do seu jardim e ouse nas podas ornamentais

(Foto: Reprodução/Internet)

A poda é uma tarefa importante para a manutenção das plantas, podendo gerar mais flores, frutos, prevenir doenças ou simplesmente conferir um formato ornamental. Plantas arbustivas como os buxos, pingo de ouro, ciprestes, entre outras espécies, são utilizadas para delimitar caminhos, criar contornos ou proporcionar um acabamento ao seu jardim. Por vezes, quando utilizadas de forma isolada, são podadas nos mais diversos formatos, denominando esta poda artística de topiaria.


Leia mais notícias em Condomínios

Conheça algumas dicas que irão auxiliar para obter a forma desejada destas plantas em seu jardim:

  • Deixe-a crescer até atingir o tamanho para iniciar a poda. Na medida em que planta crescer, pode os ramos que estejam ultrapassando a conformação pretendida. A poda estimula o crescimento lateral e com isto se tornará cada vez mais densa, obtendo o efeito esperado.
  • Havendo necessidade de curvar algum galho, curve-o ainda quando jovem, utilizando cordões ou até mesmo arames. Quando o ramo ficar mais velho manterá sua conformação, pois seus ramos ficarão mais rígidos. Em alguns casos, após o ramo enrijecer, remova os arames para que não danifique seus equipamentos de poda de forma acidental.
  • Após obtido o formato almejado, mantenha-o com podas frequentes.
Conheça a espécie! Se esta possuir período de floração, explore-o, embelezando ainda mais o seu jardim. Utilizar ferramentas de boa qualidade é outra dica para otimizar o cuidado com as plantas.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100