Sentido único nas ruas 25 Sul e Arariba será implantado a partir das 23h desta quinta-feira (10); iniciativa visa mais segurança e fluidez no trânsito local
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início nesta quarta-feira (9) a uma ação educativa em Águas Claras para orientar a população sobre as mudanças na circulação viária nas ruas 25 Sul e Arariba, que passarão a operar em sentido único a partir das 23h de quinta-feira (10).
As equipes das diretorias de Educação, Fiscalização e Engenharia de Trânsito estão mobilizadas para prestar esclarecimentos diretamente à população. Durante os dias 9 e 10 de julho, das 9h às 11h, os agentes estarão posicionados nas proximidades do patinódromo, na Rua 25 Sul, realizando a entrega de folders informativos com ilustrações explicativas e orientando sobre rotas alternativas.
A nova configuração prevê o tráfego em sentido único horário nas duas vias. Para viabilizar a mudança, o Detran-DF iniciará a implantação da sinalização horizontal e vertical na noite de quinta-feira. Durante a intervenção, o acesso de veículos da Avenida Jacarandá para a Rua Arariba será bloqueado, e cones serão posicionados na faixa direita da Arariba, em frente ao edifício Park Style, para impedir estacionamento ao longo do meio-fio.
Para reforçar a orientação aos motoristas, painéis móveis veiculares (PMVs) foram instalados nos arredores, alertando para as alterações no tráfego. Além disso, os agentes de trânsito manterão Pontos de Controle de Trânsito (PCTran) e realizarão patrulhamentos constantes entre os dias 11 e 18 de julho, período previsto para adaptação da população à nova dinâmica viária.
Trânsito mais seguro e organizado
A medida atende a uma demanda antiga da comunidade e foi motivada pela intensa circulação de veículos e pedestres na região, que abriga escolas, comércio, o Hospital Brasília, quadras esportivas e o próprio patinódromo.
“O objetivo é garantir maior fluidez e segurança viária tanto para motoristas quanto para pedestres, em uma área que concentra diversos polos de movimentação ao longo do dia”, destaca o Detran-DF.
Com a alteração, a expectativa é de que o tráfego na região fique mais organizado e seguro, reduzindo o risco de acidentes e melhorando o deslocamento da comunidade.